Retel soluções em TI esta atuando na area de telefônia, trabalhando com instalações, manutenções de pabx, montagem de rede, desenvolvimentos de projetos.
Um PABX é um centro de distribuição telefônica pertencente a uma empresa que não inclua como sua atividade o fornecimento de serviços telefônicos ao público em geral.
Uma PABX permite efetuar ligações entre telefones internos sem intervenção manual, ou ainda telefonar e receber telefonemas da rede externa (geralmente pública).
Podem consistir de uma plataforma de hardware ou somente software, este último que pode ser instalado no computador para a interação com a telefonia via Internet.
Um telefone doméstico geralmente está conectado diretamente à operadora local de telefonia, podendo realizar chamadas discando o número de destino desejado.
Em um ambiente corporativo normalmente existem muito mais ramais do que linhas telefônicas, principalmente devido ao custo, havendo a necessidade de um ponto central para gerenciar e distribuir as chamadas, o que é feito pelo PABX. O equipamento torna-se também um elemento de controle dos usuários de ramais, podendo gerenciar permissões de uso individuais ou por grupo.
Para concluir, temos que afirmar que PABX é uma central telefônica onde chegam as linhas da rede pública e saem os ramais para os usuários. Nesta central também podem ser conectados o interfone para tocar direto no telefone e muitas outras funções. Geralmente quem utiliza as funções do PABX no dia-a-dia são as secretárias, que precisam possuir um aparelho de telefone TI (Terminal Inteligente) para terem acesso a todas as funções da central telefonica.
O que é um Pabx ?
PABX é uma Central Telefônica de Comutação Privada.
Um equipamento que permite agilizar e racionalizar o fluxo da comunicação telefônica em empresas e residências e permite uma grande quantidade de facilidades. Neste tipo de central os telefones de cada usuário são chamados de ramais e as linhas telefônicas externas que interligam o PABX a central pública são chamadas de linhas tronco.
A partir de quantas linhas eu posso ter um PABX?
A partir de uma linha você já pode contar com os recursos de um PABX. Em casos como condomínios, por exemplo, o PABX pode ser usado como interfone, ou seja, sem conexão a linhas telefônicas.
Se eu tenho 1 linha e compro um PABX para 4 linhas significa que eu posso fazer 4 ligações ao mesmo tempo?
Não. O PABX permite o acesso a(s) linha(s) existente(s) e a transferência para ramais facilitando a comunicação interna e externa mas não amplia o número de linhas instaladas